6 de dez de 2010

Formulários em HTML 5 e o IE9

HTML 5 é a mais nova versão da linguagem de marcação de hipertexto utilizada para montagem de páginas web, ela ainda não é suportada por todos os navegadores disponíveis no mercado, o que é uma pena, mas é bom tomar conhecimento dessa evolução da HTML, assim quando os navegadores começarem a dar suporte você já estará pronto para usufruir dos recursos da linguagem e aumentar a produtividade no seu trabalho. Agora que você já sabe um pouco sobre o que é HTML 5, vamos ao que interessa.

Nessa nova versão da HTML os formulários ganharam recursos muito interessantes e importantes para otimização do trabalho. Por exemplo, é possível fazer validação de campos sem o uso de JavaScript, fazer validação através de ER (expressões regulares) diretamente no código HTML entre muitas outras.

Vejamos algumas novidades da HTML 5 para uso nos formulários:

Em breve a Microsft lançará o Internet Explorer 9 que suportará HTML 5 e trará grandes novidades que já existem nos outros navegadores desde o século passado (como o gerenciador de downloads) e não funcionará no WinXP. Dizem que ele seguirá as regras do W3C com mais afinco do que o Chrome (duvido!), ou seja, tem site que não funcionará em navegador nenhum!!! Percebendo este pequeno problema eles incorporaram o código das versões antigas no novo navegador (eca!), para funcionar como um emulador. Sendo assim, fica a dúvida: Será que as vulnerabilidades continuarão?

Deixando o sistema queijo suíço de lado, vem a solução de um dilema: Usar uma versão do IE em uma distribuição Linux. Sim meus amigos, é possível! Caso um site não funcione no seu navegador preferido e nem nos seus outros 3 instalados no seu SO ou simplesmente queira testar seus projetos web no IE é só seguir as instruções desse link:

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Pt/Página_Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário