10 de mar de 2011

Ubuntu 11.10 será o “Oneiric Ocelot”

A versão do Ubuntu (11.10) a ser lançada em Outubro foi batizada como “Oneiric Ocelot”, algo como “Jaguatirica Onirica” em livre tradução.
Segundo Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, o nome foi escolhido pela força na junção das duas palavras: para ele, esta é a forma como as inovações acontecem “em parte com sonhos e em parte com disciplina”. O anúncio oficial foi feito pelo blog do próprio Shuttleworth, que ainda conta algumas das novidades que devem acompanhar o sistema.
O lançamento do Ubuntu 11.10 trará também a versão final do Unity com sistema baseado em 2D, fazendo com que equipamentos antigos, sem suporte ao 3D, também tenham acesso a todas as facilidades da ferramenta. Os desenvolvedores da Canonical prometem que a versão em duas dimensões será muito similar ao funcionamento do sistema baseado em 3D.
Para Shuttleworth, isso poderia abrir caminhos para que o Ubuntu possa um dia ser usado em equipamentos portáteis, como tablets e smartphones, já que a versão 2D possibilita a criação de interfaces funcionais e, ao mesmo tempo, esteticamente agradáveis.


Jaguatirica lambendo a "Janela"

 Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário