30 de jun de 2011

Curso Gratuito de Android

É um curso completo de programação básica para aplicações Android, contendo diversas lições e exercícios práticos. Vamos disponibilizando as lições conforme terminemos de criá-las.

Totalmente gratuito! Você lê a lição, faz os exercícios e pode tirar dúvidas no grupo de discussão específico. Há um projeto final, que você deve implementar para poder testar seus conhecimentos.
Você aprenderá:
  • Arquitetura do ambiente Android; 
  • Componentes de uma aplicação; 
  • Estrutura de um projeto Android; 
  • Ambiente de desenvolvimento; 
  • Configurando o ambiente de execução e o emulador; 
  • Ciclo de vida de activities; 
  • Internacionalização, localização e menus; 
  • Recursos e atributos de imagem; 
  • Arquivos; 
  • Acessórios; 


Pré requisitos
Para que você possa aprender a desenvolver aplicações, é necessário ter experiência em programação Java (r) SE, de preferência, já ter utilizado algum framework MVC, como o Swing. Sem esta experiência, não será possível compreender o que está sendo ensinado. Se tiver curiosidade, mais tarde nós disponibilizamos um material para Download que é um curso livre de Java.Como usarLeia as lições, configure seu ambiente e faça os exercícios. Se tiver dúvidas, pode utilizar o grupo de discussão para trocar ideias com outros estudantes ou com os autores (nós, da The Code Bakers). Mais saiba que o curso é gratuito, portanto, não emite diploma e não há compromisso de atendimento da mesma forma que um produto comercial tem.

Lições
Observações
Na lição 7 nós acrescentamos o tópico "Laboratório 5", que, na verdade, pertence à lição 8. Nós o movemos para a lição correta. Não há problema em adiantá-lo, só que você poderá ter algumas dúvidas.

Soluções dos laboratórios
Os laboratórios do curso (exceto os dois primeiros), estão dentro do Google Code, no projeto: http://code.google.com/p/curso-basico-thecodebakers/downloads São arquivos zipados que contém os projetos completos. O laboratório da lição 5 é o arquivo "lab02.zip". 

Grupo
___

Um comentário:

  1. Olá !
    .
    Sou um daqueles milhares de usuários de telecentros onde o que menos se faz é 'alfabetização digital' e inclusão embora seja tudo o que se diga ofertar.
    .
    Estou aqui afirmando que não será possível obter massa crítica de alfabetizandos em tecnologias digitais e assim 'desvelar a inteligência nacional oculta na massa amorfa de usuários finais 'dos computadores comunicantes' sem a massificação da formação de desenvolvedores através de estímulos motivacionais que despertem a atenção da meninada usuária daqueles telecentros para a 'linha de comando',as linguagens e a(s) lógica(s) de programação.
    .
    Embora tenha boas oportunidades de desenvolvimento pessoal (em TI) na Rede os Programas Públicos de Inclusão ( Acessa SP, navegaParaná, etc) através das TICs não sei de iniciativas substanciais de Ensino 'das linguagens de máquinas' como pressuposto da alfabetização digital.
    .
    Ora, enquanto computadores comunicantes e toda a parafernália tecnológica forem ícones mitificados a Tecnologia será ferramenta empregada para aprisionar, oprimir, explorar o Homem.
    .
    Então é muito bom que iniciativas como o Blog da Aline 'desça' ao nível dos telecentros iluminando a os gestores para o portal de oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo trazidas pelo domínio da lógica de programação.
    .
    .
    Vamos conversar ?!!!!

    http://profiles.yahoo.com/fernandgoncalves

    ResponderExcluir