6 de jul de 2011

Petição Pela consolidação e ampliação do programa de Software Livre em todo o Governo Federal!


Durante o fisl12 alguns integrantes de nossa comunidade (do Projeto Software Livre - DF) escreveram uma petição pública pela adoção do software livre no governo federal.
Durante o Governo Lula houve um grande impulso na adoção de software livre pelo governo. Essa adoção teve diversos reflexos positivos, dentro do governo, na sociedade e também no movimento do software livre brasileiro.
Muito dinheiro público foi economizado em licenças de software proprietário. Foi desenvolvida capacitação em software livre, no Serpro, por exemplo, mas não somente lá. Dataprev, Datasus, Caixa, BB.... Foi criado o Portal do Software Público Brasileiro, um repositório de softwares e sistemas de livre utilização pelo governo e sociedade.


A liberdade de software impulsionou outras liberdades, num movimento crescente positivo de inovação. Diversos websites de ministérios e outros órgãos governamentais começaram a publicar seus conteúdos em licenças permissivas (fiz uma pesquisa sobre isso quando a ministra da Cultura resolveu tirar o Creative Commons do site do seu ministério. Está aqui:http://www.buys.net.br/?p=197).
Agora, estamos no começo do governo Dilma, e toda essa liberdade e abertura está, digamos, fragilizada. Para isso veja o artigo "Uso de Software Livre no Governo Federal: Investigando o Estágio Atual e definindo (novos) Parâmetros de Acompanhamento" disponível em http://bit.ly/pTMnbm .
Os autores concluem o artigo observando "a carência de uma maneira mais eficaz de direcionar o uso de Software Livre no governo".
O problema é que tudo aquilo que não avança, retrocede. Ficar parado não é opção. Nos arriscamos a chegar em uma etapa onde se consolide um pensamento do tipo "ah, tudo que podia ser migrado já foi migrado". Ou ainda "essa coisa de software livre no governo já foi, era do Lula, não tem mais...".
A petição pública "Pela consolidação e ampliação do programa de Software Livre em todo o Governo Federal!" vem reafirmar o desejo da comunidade brasileira de software livre de avançar e aprofundar essa política que só nos trouxe benefícios.
Ajude a fazer crescer esse movimento. Assine a petição e divulgue-a entre seus contatos.
O governo federal pode dar um grande impulso na utilização de software livre, com seu poder de compra e seu protagonismo. Mas para isso é necessária a nossa pressão, como sociedade organizada e movimento social.

"Petição Pela consolidação e ampliação do programa de Software Livre em todo o Governo Federal!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário