16 de set. de 2011

Jogos para Linux

Para diversão ou só pra matar tempo, um joguinho instalado no PC é sempre bem vindo. Listei aqui os meus favoritos, alguns já vem instados no Ubuntu os outros você pode instalar usando o seu gerenciador de pacotes preferido (apt-get, central de programas, Synaptic, etc.).

Mahjongg


Já vem instalado por padrão. É um quebra-cabeça chinês, o objetivo do jogo é eliminar as peças encontrando seu par correspondente sem deixar sobrar nenhuma no menor tempo possível. Só as peças das bordas podem ser usadas. Não é diferente Mahjongg da internet, mas é muito útil quando o Speedy cai e seu vizinho resolve dormir mais cedo!
Para jogar instale o pacote gnome-mahjongg

QuadraPassel


Também pré-instalado por padrão e mais conhecido como Tetris já foi considerado o jogo mais viciante do mundo!
Para jogar instale o pacote quadrapassel

Armagetron Advanced


Jogo alucinante de motos inspirado no filme Tron. O legal é que o objetivo não é chegar primeiro, e sim eliminar seu oponente usando o rastro de luz da moto. Pode ser jogado sozinho, contra o PC, em grupo de até 4 pessoas, pela internet, e montando um servidor (depois eu ensino), pode ser jogado na sua rede doméstica. O que é bem melhor, quatro pessoas usando só um teclado fica meio complicado...

Descrição da Caninical: "As regras são simples: você dirige uma moto-luz (um tipo de motocicleta que só faz curvas em ângulos de 90 graus, deixa uma parede sólida para trás e não pode ser parada) e tem que evitar chocar-se com as paredes enquanto, ao mesmo tempo, tem que tentar fazer com que seus oponentes choquem-se contra elas.
A ideia é baseada no filme de 1982 da Disney chamado "Tron". Se você sempre quis experimentar uma daquelas bestas velozes que aparecem no filme, esta é a sua chance.
Armagetron Advanced pode ser jogado contra IA, contra outros humanos através de uma rede, ou uma mistura de ambos."

Para jogar instale o pacote armagetronad .

SuperTux Kart


Versão open source do Mario Kart. Inclui os mascotes mais famosos do mundo linux: Wilber (Gimp), o Mozilla (Firefox, Thunderbird), Pidgin, Puffy (OpenBSD), Hexley (Darwin OS). Apesar de já vir com várias pistas e personagens é possível baixar mais pelo catálogo do jogo, como o robô Android da foto. 

Para jogar instale o pacote supertuxkart .

Jogos KDE


Você pode instalar os melhores jogos para KDE de uma só vez (mesmo que use Gnome). Inclui jogos de lógica, arcade, estratégia, cartas e de tabuleiro. Confira a lista completa em: http://games.kde.org

Para jogar instale o pacote kdegames .


Outros jogos

Poderá encontrar mais jogos feitos para Linux em live.gnome.orgplaydeb.net e/ou na Central de Programas Ubuntu.

Conhece mais algum legal? Deixe sua opinião nos comentários!

2 comentários:

  1. oO Sério que não conhece o site:
    http://www.penguspy.com/

    Savage2 e HoN para mim são de longe os melhores para gnu/linux nativamente.

    Também se quiser, pode jogar Magic através do Cockatrice.

    http://cotidianolinux.com.br/vamos-jogar-magic-no-linux-instalando-o-cockatrice/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal estes links! Obrigada, Henrique.

    ResponderExcluir