13 de out de 2011

Lançado o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Resumo

O Oneiric Ocelot inclui novas versões de todos as variações Ubuntu: desktop, servidor, Cloud, Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Edubuntu Mythbuntu e Ubuntu Studio. Neste post vou falar somente do Ubuntu, as novidades dos outros tipos terão artigos próprios.

O Ubuntu oferece somente o Unity, mesmo sem a aceleração de hardware 3D, promovendo o Unity 2D para o tela inicial primária. O GNOME clássico não é mais instalado por padrão; instale o pacote gnome-panel, após a conclusão da instalação se você quiser experimentá-lo.

LightDM é o novo gerenciador de login para o Ubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Mythbuntu, e do Ubuntu Studio, e inclui uma saudação Unity personalizada.


Para ver as imagens acesse: Telas do Oneiric

Instalação

Para Baixar
As imagens do Ubuntu 11.10 podem ser baixados a partir de um local perto de você:
http://www.ubuntu.com/download (Ubuntu e Ubuntu Server).

Além disso, eles podem ser encontrados nos seguintes links:
http://releases.ubuntu.com/11.10/ (Ubuntu, Ubuntu Server)
http://cdimage.ubuntu.com/releases/11.10/ (Ubuntu DVD, pré-instalado imagens ARM, fonte)

Atualizando a partir do Ubuntu 11.04
Para atualizar do Ubuntu 11.04 em um sistema desktop, pressione Alt + F2 e digite "update-manager-d" (sem as aspas) na caixa de comando. Update Manager deve abrir-se e dizer: Versão de distribuição '11.10 'está disponível. Clique em Atualizar e siga as instruções na tela. Para atualizar do Ubuntu 11.04 em um sistema servidor: instalar o pacote update-manager-core se ele não estiver instalado, execute a ferramenta de atualização com o comando sudo do-release-upgrade-d, e siga as instruções na tela. Note-se que a atualização do servidor agora é mais robusto e vai utilizar GNU tela e automaticamente re-anexar no caso de, por exemplo caiu problemas de conexão.





Novos recursos 

Mudanças na interface 

O 11.10 inclui uma nova versão do compiz e Unity. Destaques desta versão são:

Novo alternador Alt + Tab.
Melhor desempenho dos lançadores e painel.
Suporte completo para linguagens de script chinês, japonês, coreano e outros. 
Unity 2D reduziu o delta com a Unidade, as ações contém mais código e tem suporte de acessibilidade quase completa.Os indicadores tem uma atualização visual que inclui a mudança do indicador de sessão e um indicador de energia novo.
A família de fontes Ubuntu, desenvolvido sob a orientação do Dalton Maag com a ajuda da equipe de design da Canonical, foi ampliado com uma fonte monospace, Ubuntu Mono, em Regular, Bold, Itálico e Negrito.

A Central de Programas apresenta os "mais votados" na página principal e em todas as páginas de categoria e subcategoria, agora permite que você editar ou remover as suas opiniões próprias, e tem tido um aumento de velocidade significativa nas instalações do arquivo deb (funcionalidade gdebi). OneConf agora é construído para manter seus aplicativos instalados entre computadores em sincronia. Você só precisa ativá-lo com "Arquivo → sincronização entre computadores ...".

DVD de conteúdo revisto No Ubuntu 11.10 há agora um DVD revisto menor com base no feedback da comunidade sobre os últimos ciclos foi introduzido.Este novo DVD tem um tamanho mais gerenciável de 1.5G. A imagem de DVD novo é uma extensão da nossa imagem de CD atual para incluir todos os pacotes de idioma e algumas outras aplicações úteis, como Inkscape, GIMP, Pitivi, e uma suite LibreOffice mais completa. Todos os pacotes que costumavam estar no DVD ainda estão disponíveis a partir do arquivo. 

Aplicações Atualizadas

Thunderbird é incluído como cliente padrão de e-mail, incluindo integração de menu e lançadores.

Déjà Dup é incluído como a ferramenta de backup padrão, tornando mais fácil para carregar backups para o Ubuntu One.

O novo Gwibber tráz melhor desempenho e uma interface nova.

GNOME 3.2 está incluído o que é uma grande atualização do GNOME 2.32 incluído no Ubuntu 11.04. O GNOME clássico não é mais instalado por padrão; instale o gnome-panel, após a conclusão da instalação se você quiser experimentá-lo. GNOME Shell também está disponível para instalar.
LightDM é a tela de login padrão do Unity.

Snaptic e PiTiVi já não são incluídos na instalação padrão, mas ainda estão disponíveis nos repositórios do Ubuntu.

Kernel Linux 3.0 traz uma série de melhorias de desempenho tanto para ext4 (sistema de arquivos padrão) e o planejador de processo, ele também traz suporte para hardwares mais novos.

Para mais informações acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário