16 de out de 2011

Lançado o Ubuntu Server e Cloud 11.10 Oneiric Ocelot

Server

Orchestra é uma coleção dos melhores serviços de software livre para provisionamento, implantação, hospedagem, gerenciamento e sincronização de dados da empresa de serviços de infra-estrutura central, por, com e para o Ubuntu Server disponível no 11.10. Orchestra, permite que os usuários rapidamente implantem uma solução no datacenter. Em vez de manualmente configurar um ambiente de instalação de rede complexa, os usuários podem usar o Orchestra para implantar rapidamente novos servidores utilizando as melhores ferramentas de código aberto. O processo é padronizado e totalmente automatizado, minimizando a intervenção manual e garantindo a coerência. Esta é uma resposta direta a todos os nossos usuários que estiveram nos pedindo para ajudá-los a fazer várias instalações e implantações mais facilmente.

Juju tem muitos recursos disponíveis, incluindo a implantação OpenStack. Enquanto a equipe de desenvolvimento utiliza juju em uma base regular, ele ainda está em desenvolvimento pesado e mudando rapidamente, no entanto o instantâneo incluído é suficiente para você começar e testar juju em um ambiente de desenvolvimento. Atualmente, não recomendo usá-lo em sistemas de produção, no entanto, é recomendável a utilização juju através das releases regulares que serão fornecidos aqui. Nós também recomendamos que você siga os relatórios de desenvolvimento de juju para estar ciente das mudanças para juju ao longo dos próximos meses.

Ubuntu Server 11.10 é o primeiro lançamento com suporte para a arquitetura ARM. Normalmente considerado como algo usado em sistemas embutidos ou dispositivos móveis, a arquitetura ARM tem avançado enormemente nos últimos anos. Os processadores ARM são agora capazes de lidar com cargas de trabalho tradicionalmente feito pela Intel e servidores baseados no AMD. Durante o ciclo passado, a equipe do Ubuntu Server trabalhou de perto com a equipe Ubuntu ARM, bem como parceiros interessados ​​ARM no mercado de servidores ARM, para produzir este preview técnico do Ubuntu Server para ARM.

Componentes ex-UEC (incluindo Eucalyptus) não fazem mais parte da imagem de CD, e foram rebaixados para o repositório Universe, no entanto, há um caminho de atualização para o 11.04

O Xen hypervisor foi reintroduzida ao Servidor Ubuntu, e é, portanto, uma opção.

Ubuntu Cloud

Ubuntu 11.10 apresenta o novo Ubuntu Cloud Infrastructure e Ubuntu Cloud Guest. As imagens são o sucessor do Ubuntu Cloud Enterprise, e proporciona um modo para implantar infra-estrutura-como-serviço (IaaS), com base OpenStack. Ubuntu Cloud Guest, que costumava ser chamado JeOS ou UEC-image, é a imagem do Ubuntu Server, especialmente adaptado para uso em uma instância de cloud pública ou privada.

Imagens ARM cloud já estão sendo construídas, mas não há atualmente uma infraestrutura de nuvem que possa usá-la e, portanto, estão disponíveis na base do melhor esforço. Veja mais em: https://cloud-images.ubuntu.com/

Instalação

Para Baixar
As imagens do 11.10 podem ser baixados a partir dos links:
http://www.ubuntu.com/download/ (Ubuntu, Ubuntu Server)
http://releases.ubuntu.com/11.10/ (Ubuntu, Ubuntu Server)
http://cloud-images.ubuntu.com/releases/11.10/ (Ubuntu Cloud Images)
Atualizando a partir do 11.04
Para atualizar do Ubuntu 11.04 em um sistema servidor: instalar o pacote update-manager-core se ele não estiver instalado ,execute a ferramenta de atualização com o comando sudo do-release-upgrade -d, e siga as instruções na tela. Note que a atualização do servidor agora é mais robusta e vai utilizar tela GNU e automaticamente re-ligar em caso de, por exemplo, problemas de conexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário