3 de jan. de 2011

Tron: o Legado e o futuro dos Sistemas Operacionais

Existem coisas que acontecem no filme que tem possibilidade de acontecer na vida real.

Atenção! Este post contém spoilers!!!

No filme, a ENCOM (empresa de Kevin Flynn) cresceu só disponibilizando software livre. Mas após o desaparecimento dele a ganância subiu a cabeça dos investidores e eles começaram a comercializar o sistema operacional, o tornando proprietário. Logo que vi esta cena me lembrei da Canonical, ela teve um início parecido com a empresa do filme. E se no futuro, após a era Mark Shuttleworth, o próximo CEO começar comercializar o Ubuntu? Claro que haveria processos por direitos autorais, mas a Microsoft também tem e não está nem aí.

Sam Flynn ao saber da faucatrua na ENCOM, invadiu os servidores e disponibilizou o SO na Internet. Bem que os filhinhos do Bill Gates poderiam se juntar a nós, se revoltar contra a Microsoft e disponibilizar a próxima versão do Windows com código fonte e tudo de graça na véspera do lançamento nas lojas! Be cool!!!

O maior desafio dos heróis do filme é enfrentar os programas, que se revoltaram contra os usuários. Hoje existe projetos de inteligência artificial (AI) com código aberto como o ALICE. Então imagine um programa com AI e com as quatro liberdades do software livre e cansado de ser insultado e mal usado pelos usuários. Eu creio na revolução das máquinas e ver coisas assim me assusta!


Infelizmente ainda não acho provável que alguém entre em jogos ou computadores. Por enquanto é ir se enganando com o Wii mesmo!!!

6 comentários:

  1. Aline

    Adorei os posts do Tron, ficou show. Vou assistir o filme de novo.
    Abraços
    Antonio j.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!
    Enquanto você lia este post, eu estava na fila para assistir o filme de novo!!!

    ResponderExcluir
  3. "Por enquanto é ir se enganando com o Wii mesmo!!!"

    hahahahahahahah muito boa!

    Mas tamos bem pertos.. controle do XBox, videogames 3D, e até mesmo com os hologramas-chinelão da Sega no início da década de 90... (--> http://www.vibeflog.com/ikarodi/p/25914872)

    [s]
    Ahip

    ResponderExcluir
  4. Este holograma é muito tosco!!!
    Mas o que eu quero ver mesmo é alguém entrar no computador, sumir no mundo real e depois voltar! É pedir muito??? :p

    ResponderExcluir
  5. Ah, isso permitiria o teletransporte, não?

    Ahip

    ResponderExcluir
  6. Bom, é que no filme o computador não está em rede, mas se fosse conectado seria possível. E acho que se chamaria de cybertransporte! Diz meu irmão que já fizeram isso no desenho Padrinhos Mágicos...

    ResponderExcluir