14 de mai. de 2011

Como configurar os efeitos visuais no Ubuntu 11.04 Natty Narwhal


Muitas pessoas reclamaram que os efeitos visuais do Ubuntu 11.04 não funcionavam como na versão anterior (10.10). O que eu soube é que o Unity e o Compiz ainda não são totalmente compatíveis. Mas é possível habilitar sim o compiz com todos os seus efeitos sem problemas nenhum, mesmo que você veja temporariamente o seu unity ser destruído.

Os passos abaixo foram retirados integralmente do site aprigiosimoes.com.br e o resultado depende da sua placa de vídeo.

Vamos aos procedimentos:
 
RECOMENDO QUE VC CRIE UMA CONTA DE USUÁRIO SOMENTE PARA TESTE, LEMBRAMOS QUE ESSA CONTA DE USUÁRIO PRECISA ESTAR NO GRUPO admin, audio e cdrom, pois o que acontecer no Unity, vai ser naquela conta de usuário, pois cada user possui o seu ~HOME/.config.

1. Vamos verificar se o pacote do compiz esta instalado, se não, digite:

dpkg -l | grep compizconfig-settings-manager

Se não for encontrado, vamos instalar: sudo apt-get install compizconfig-settings-manager compiz-fusion-plugins-extra -y

Após isso, entre no seu Unity ou se vc ja estiver la, vá no Dash e procure por compiz e entre no seu Config Manager e faça exatamente o que esta abaixo e com calma, e LEMBRE-SE, QUALQUER COISA QUE ACONTEÇA COM A SUA JANELA E TELA, IGNORE, POR MAIS QUE DOA NO SEU CORAÇÃO:

Desabilite os plugins abaixo e ignore os erros:  
1. Desabilite o Ubuntu Unity Plugin
2. Desabilite o Desktop Wall

3. Desabilite o OpenGL  (Quando escolher esta opção marque, selecione a sub-opção Disable these plugins)

4. Desabilite o Composite (e não se preocupe, não esqueça de manter a janela aberta mesmo que ela tenha sido completamente destruída).

Habilite os plugins abaixo novamente:
 
1. Habilite novamente o Composite

2. Habilite novamente o OpenGL

3. Habilite o Desktop Cube

4. Habilite o Rotate Cube

5. Habilite novamente o Animations

6. Habilite o Enhanced Zoom Desktop

7. Habilite o Expo

8. Habilite o Fading Windows

9. Habilite novamente o Ubuntu Unity Plugin (Ao habilitar esta opção, vai ser necessário habilitar sub-opções, recomendo que vc escolha
‘Resolve Conflicts’  na primeira janela, sendo que as opções de conflitos são ’Reveal Mode’ é para o  ’Ubuntu Unity Plugin’, a opção  ’Rotate Flip Left’  para o  ’Rotate Cube’ e  ’Disable Rotate Flip Left’ para o Unity em geral.).

Caramba! Ta tudo sem janela e virou tudo uma bagunça, calma, aquilo que eu te falei, o compiz esta aplicado mas o mesmo não reiniciou o Unity e é necessário que vc reinicie o GDM (Gerenciador de login do GNOME), para que vc garanta que o arquivo ~/.config/ seja novamente carregado junto com a sua sessão do Unity.

Para sair da interface gráfica faça: CONTROL + ALT + F1 (para ir para o terminal 1).

Faça o seu login e digite: sudo /etc/init.d/gdm restart OU sudo service gdm restart 

Este comando vai reiniciar o GDM e consequetimente o servidor X, forçando a leitura de TODAS as bibliotecas gráficas novamente.

Seu compiz esta funcionando com o Cubo, pronto, vc pode usar.

È possível também, reiniciar a configuração do Unity com o comando #unity –reset, sendo que pode acontecer de que vc perca o desktop temporariamente, mas na verdade, ele esta zerando suas configurações. Talvez seja necessário vc voltar para o console com o comando CONTROL +  ALT + F1 ou F2 e se logar novamente e digitar sudo /etc/init.d/gdm restart para que o protocolo X e o seu gerenciador de login do GNOME seja novamente reiniciado e suas configurações reiniciadas ao padrão. Caso não aconteça de recuperar a sua interface, vc pode optar pelo procedimento abaixo.

E se o seu Unity for danificado, é possível voltar atras para o padrão de quando eu instalei? SIM! Para este procedimento basta vc remover com o comando rm- rf os diretórios ~/.config , ~/.gconf* , ~/.gnome* E o seu Unity esta lá novinho como se fosse a primeira vez que vc entrou no poderoso Ubuntu (somente em caso de danos e caso vc queira voltar atras)

#rm -rf ~/.config
#rm -rf ~/.gconf*
#rm -rf ~/.gnome*

5 comentários:

  1. Parabéns Aline! VoCê me ajudou bastante!
    Realmente muitos não gostaram do Natty, mas eu pessoalmente gostei muito mais do que o 10.10.

    Continue assim, ajudem os que estão no mundo LINUX!

    ResponderExcluir
  2. Iae Aline tudo bem...
    valew pelo post tenho muita duvidas em linux uso somente a plataforma windows iniciei a pouco tempo em linux se vc puder me add no meu msn pra me dar uma força ficaria feliz mauro.sistemas@hotmail.com valew

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de ficar no MSN (afinal é da Microsoft!) mas tudo bem...
    Na página http://alinetux.blogspot.com/p/contato.html tem outras formas de entrar em contato para fazer suas perguntas.

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, que instalei o Macbuntu, não resolveu.

    ResponderExcluir